“Poker” de Rui Ramalho
Santa Marta de Penaguião assistiu a um belo espectáculo durante a 4ª prova da temporada, organizada pelo Clube Automóvel da Régua.
A ida do Campeonato de Portugal de Montanha JC GROUP até ao coração do Douro Vinhateiro permitiu a Rui Ramalho e ao seu Osella PA2000 EVO2 alcançar a 4ª vitória em outras tantas provas do campeonato. Obviamente, também venceu na Categoria Protótipos.
O domínio do campeão nacional foi absoluto, terminando com um agregado de tempo de 3:35.968 e um avanço de 11,827 segundos sobre o regressado Hélder Silva, muito rápido a bordo do Juno CN 09 e um justo 2º classificado.
Numa prova de trás para a frente, Nuno Guimarães impôs o "factor casa" e uma 3ª subida de prova fulgurante fê-lo saltar de 5º para 3º na geral absoluta, terminando a 13,865 do vencedor.
Na Categoria GT, domínio de Gonçalo Manahu e do Porsche 997 GT3 que se mostraram um binómio poderoso, premiado ainda com a 5ª posição da geral.
Idêntica posição dominante foi a que exerceu Luís Nunes (Audi RS3 LMS) na Categoria Turismo 4, sendo sempre o mais rápido. Na geral foi 8º.
Nem um susto sofrido por Joaquim Teixeira com o problema mecânico no Seat Leon Eurocup na 1ª subida de prova, impediu o piloto de voltar a triunfar na Categoria Turismo 3, que acumulou com a 9ª posição na geral, sendo, nesta prova, secundado por Gabriela Correia que, para além de conquistar o troféu reservado à melhor piloto feminina, chegou a um brilhante 2º lugar na categoria que disputa e isto, apenas na 3ª prova da curta carreira desta jovem de 16 anos.
Entre os Turismo 2, Manuel Correia impôs o poderoso Ford Fiesta R5+ que o transportou ainda até ao 6º posto da tabela geral e Pedro Coelho Saraiva (Hyundai i20), 11º colocado dessa tabela, também não deu veleidades à concorrência na Categoria Turismo 1. Saraiva sofreu um despiste na ultima subida de prova mas nem esse percalço o afastou de um justo triunfo.
No Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC GROUP a história também se repetiu e outro "poker" foi alcançado.
A sua condução e a competitividade do seu Ford Escort MK II leva José Pedro Gomes a ostentar um domínio que é pleno em termos absolutos e na Categoria 5. Concluiu a prova com um agregado de 4:16.247 e um avanço de 4,038 segundos sobre o Flávio Saínhas (Ford Escort MKI), 2º classificado.
O pódio entre os clássicos foi todo Ford já que Ricardo Loureiro alcançou esse prémio com o Ford Escort MK II que lhe permitiu vencer na Categoria 6.
Na Taça de Portugal 1300, Leonel Brás e o Citroen AX Sport dominaram de fio a pavio, o mesmo fazendo José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) na Taça de Portugal de clássicos 1300.